Governo tcheco convoca o armamento da população civil contra o terrorismo

O presidente tcheco Miloš Zeman, do Partido dos Direitos Cívicos (em tcheco, Strana Práv Občanů, SPO, de centro-esquerda) solicitou aos cidadãos deste país que se armem contra o terrorismo islâmico. Apesar da população islâmica do país ser pequena em proporção aos 10 milhões de habitantes, a venda de armas no país disparou.

Proarms_Armory_gun_shop_in_Prague
Proarms, uma loja de armas localizada em Praga, Rep. Tcheca.

Agora o ministro do interior está apoiando uma reforma constitucional para permitir que os cidadãos usem suas armas contra os terroristas, dentro da lei. Os apoiadores da medida afirmam que ela pode salvar vidas caso ocorra um ataque terrorista e a polícia não possa chegar a tempo. O Parlamento deverá aprovar a medida nos próximos meses.

A República Tcheca, diferente de outros países europeus, não adotou o desarmamento civil. O país possui 800.000 armas registradas para 300.000 portadores licenciados. As armas estão disponíveis para qualquer cidadão com mais de 21 anos de idade sem antecedentes criminais e que tenha passado por uma prova de conhecimentos no manejo de armas.

A perspectiva é de que o país adote uma política mais estrita de controle no futuro, precisamente para evitar que terroristas tenham acesso a armas de fogo.


Fonte: Independent – Czech government tells its citizens how to fight terrorists: Shoot them yourselves.

Autor: Renan Felipe dos Santos

Autor e tradutor.

2 comentários em “Governo tcheco convoca o armamento da população civil contra o terrorismo”

  1. Apoio a iniciativa aqui no Brasil só bandido tem acesso a armas será que pessoas de bem tem que fica na mão dos marginais sem. Pode se defende

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.